quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Dia das Bruxas

O Dia das Bruxas foi vivido na nossa escola com muita brincadeira, travessuras e doçuras.
As crianças do jardim de infância desfilaram pelo bairro com acessórios alusivos ao dia construídos pelas famílias.



Durante a manhã todas as crianças colocaram mãos à obra e confecionaram assustadores petiscos para a venda de HALLOWEEN!!!




 



 

 
E cada grupo decorou a sala ao seu gosto e o resultado foi "de gritos!!!
 
 
Este dia tornou-se especial pela colaboração das famílias no desfile e na angariação de fundos com a venda das nossas iguarias. Agradecemos a vossa colaboração!
 

terça-feira, 17 de novembro de 2015

Boas vindas a um novo ano!

No passado dia 18 de setembro realizámos a nossa reunião de boas vindas.
Famílias e equipa partilharam momentos de boa disposição e reflexão acerca do modelo (MEM) que praticamos na nossa escola.
Depois da apresentação da nossa Associação e da Equipa que dela fazem parte as famílias foram convidadas a participar em diferentes dinâmicas.

Acreditamos que tal como as nossas crianças, também, as nossas famílias podem "aprender" pela ação.
 
Reunião em Conselho e preenchimento do Diário



Acolhimento e adaptações

 
A importância do Mapa de Atividades na organização do dia

 
Patilha das vivências no enriquecimento do trabalho na escola

 
O registo como forma de consolidar as aprendizagens
 
 
Lanche de convívio

Agradecemos a todas as famílias a vossa participação e por partilharem connosco estes momentos tão importantes para a construção da nossa escola.


domingo, 17 de maio de 2015

Dia da Mãe


À semelhança do Dia do Pai, todos se dedicaram na preparação para o grande dia. Desde presentes, histórias, pinturas e conversas, registámos e decorámos tudo a rigor para receber as nossas mães.





Após termos preparado todas as surpresas, no dia 30 de abril, as mamãs foram convidadas a vir à nossa escola para participarem num atelier entre mães e filhos, de forma a comemorarmos esta data tão especial, um dia especialmente dedicado às nossas lindas mães! 


Entre um Espaço Zen, um atelier de Mudança de Visual, a Dançoterapia e uma Sessão Fotográfica, fica o registo de momentos únicos...







 Este dia, ficou assim marcado, uma vez mais, pelas partilhas e pelos afetos que unem as famílias umas às outras e à nossa escola.
O nosso Muito Obrigada a todas as Mamãs e Famílias que puderam estar presentes neste dia! 

domingo, 26 de abril de 2015

Jogos com Tradição!

No dia 23 de Abril, houve mais um momento de partilha entre as diferentes gerações! Os idosos vieram à nossa escola brincar connosco aos jogos que realizavam quando eram crianças!

Fizemos os Jogo do Lenço:



O Jogo do Pião:


E o Jogo do Botão:


Projeto Intergeracional com a Creche

A creche começou esta semana as dar os primeiros passos na interação entre idosos e as crianças mais pequenas!

Começaram por fazer uma pintura coletiva! Foram bons momentos de partilha, interajuda e interação!







Não sou da altura que me vêem, mas sim da altura que os meus olhos podem ver.  Fernando Pessoa

O projeto intergeracional continua...

Todas as quartas-feiras, de 15 em 15 dias, realizamos as atividades com os idosos do CDC.
Depois da Caça ao Ovo colocámos as mãos à obra e fizemos culinária! Optámos por confeccionar deliciosas Bolachas de Limão!
Ficaram uma delícia!!!







Tempo de Brincar no mês de Agosto!



As inscrições estão abertas na Creche e Jardim-de-Infância Tempo de Crescer


quarta-feira, 22 de abril de 2015

Afinal o Caracol...

" Havia um menino que tinha um chapéu para pôr na cabeça por causa do sol. Em vez de um gatinho tinha um caracol. Tinha o caracol dentro de um chapéu; fazia-lhe cócegas no alto da cabeça. Por isso ele andava depressa, depressa pra ver se chegava a casa e tirava o tal caracol do chapéu, saindo de lá e caindo o tal caracol..."

E assim começou a história... O teatro deslocou-se à nossa escola e ofereceu-nos um bom momento lúdico e dramático. 

A Andante é uma companhia de teatro que tem como objectivo principal a promoção da leitura, a sedução de leitores. Transformamos livros de poesia, romances, contos, em espectáculos de teatro.

Nos 30 minutos em que estiveram com as diferentes salas da creche e do jardim-de-infância promoveram um... 
  
      Espectáculo de promoção da leitura para bebés e crianças, com poesia de Fernando Pessoa, música de Joaquim Coelho e ilustrações de Mafalda Milhões.
    A história de um caracol, das cócegas que ele fazia, de como ele virava e girava, e de como acabou por não cair. Brincamos com as palavras. São o nosso brinquedo favorito. Brincamos com a música das palavras, com a leveza das palavras, com o tamanho das palavras, com a pressa e a lentidão das palavras e também… com o silêncio. in: http://www.andante.com.pt


As crianças adoraram a história, a dança e os vários momentos de dramatização em que interagiam com a Senhora do Caracol (Cristina Paiva).





"Mas era, afinal, impossível tal, nem fazia mal nem vê-lo, nem tê-lo: porque o caracol era do cabelo."

Com pós de perlimpimpim a história chegou ao fim!

Se quiserem espreitar um pouco do que vivemos neste momento vejam o vídeo em: